Capoeira

Capoeira



A capoeira é uma arte-luta brasileira que tem em suas raízes traços culturais da África mesclados e transformados pela cultura e os contextos brasileiros. 
A capoeira é um patrimônio cultural imaterial brasileiro importantíssimo para a identidade do nosso povo, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
Arte-luta genuinamente brasileira, a capoeira agrega defesa pessoal, com movimentos de dança e música, sendo uma atividade completa que trabalha corpo, mente e espírito. Além de ser um esporte que traz benefícios físicos, e mentais, a capoeira ajuda a desenvolver habilidades individuais e de grupo, importantes para o convívio social. É também uma excelente forma de promover a inclusão e o desenvolvimento social.

A capoeira tem duas vertentes principais: a capoeira angola e a capoeira regional. 


A Capoeira Angola 


É a vertente que deriva mais diretamente da capoeira primitiva, criada no Brasil, nos tempos da escravidão. Caracteriza-se por apresentar, em geral, movimentos executados próximos ao solo e movimentos lentos, intercalados com outros de grande agilidade.   Sua música tem canto “arrastado”, é regida por uma grande bateria de instrumentos, que inclui 3 berimbaus e em geral não acompanha palmas. A designação "Angola" refere-se ao país de onde vieram diversos dos ancestrais do povo brasileiro, que saiam em especial do porto de Luanda, capital deste país africano. Este termo “capoeira angola” surge quando é criada a “capoeira regional”, com a função de diferenciar as duas linhagens desta arte.

A Capoeira Regional 

Apesar da tradição, a capoeira regional é mais recente.  Este tipo de capoeira foi criada por Mestre Bimba, Manoel dos Reis Machado, na década de 1920. A capoeira regional tradicional tem na bateria apenas 3 instrumentos: 1 berimbau e 2 pandeiros. Sua música acompanha palmas das pessoas que compõem a roda, além do canto e do coro. A capoeira regional tem diferentes tipos de jogos, de acordo com o toque de berimbau que é tocado. Os tipos de jogo mais populares nas rodas são o jogo de banguela e o jogo de são bento grande, que acompanham toques de berimbau de mesmos nomes. No jogo de banguela, em geral os capoeiristas não se tocam, os movimentos são realizados mais próximos ao solo e são mais negaceados. São realizados aí diversos movimentos de chão. No jogo de são bento grande, a capoeira em geral é jogada em cima, com movimentos rápidos, propiciando um jogo de maior contato e mais duro.  Os golpes são desferidos em grande velocidade, o que aumenta os riscos do jogo. Ambos os estilos da capoeira regional são marcados pelo uso de dissimulação e subterfúgio, a famosa “mandinga”. O jogo de iúna, que acompanha toque de berimbau de mesmo nome, também é frequente nas rodas de capoeira regional. De acordo com a tradição, este deve ser jogado apenas por capoeiristas formados ou de graduação superior, que realizam a cintura desprezada, um jogo que inclui movimentos de projeção do oponente. Entre os movimentos que fazem parte da capoeira regional estão diversos tipos de chute, incluindo chutes em rotação, saltos, aús, rasteiras, quedas, cabeçadas e movimentos de solo. O estilo regional popularizou-se rapidamente, fazendo com que a capoeira chegasse ao grande público e mudasse a imagem do capoeirista, tido até então no Brasil como marginal. Atualmente a capoeira é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro e é valorizado em todo o mundo, sendo uma das formas de maior difusão da cultura brasileira. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário