SocioAmbiental

Plantio de Mudas
O Grupo Porto da Barra sempre busca sensibilizar seus integrantes e as comunidades onde atua em relação a questões sociais e ambientais importantes. Desde sua criação, o Grupo busca fomentar o respeito à natureza, à diferença e à igualdade, promovendo frequentemente ações de sensibilização ambiental e campanhas para ajudar grupos menos favorecidas da sociedade. 

Dentre as ações socioambientais que o Grupo Porto da Barra vem desenvolvendo, destacamos: 



Projeto Crianças Cabeludas
Estimulando Crianças e Jovens na Capoeira

Com o intuito de ajudar crianças carentes, em 1993, antes mesmo da criação do próprio grupo Porto da Barra, o Mestre Cabeludo criou o projeto social Crianças Cabeludas.
O Projeto Crianças Cabeludas proporciona gratuitamente, a diversas crianças, os ensinamentos da capoeira regional e o apoio para que elas possam desenvolver esta arte e profissão. As crianças são estimuladas a dar continuidade a seus estudos escolares e a desenvolver habilidades pessoais e profissionais importantes, como disciplina, desenvoltura, companheirismo e trabalho em equipe. Diversas crianças provenientes do Projeto Crianças Cabeludas cresceram e se desenvolveram profissionalmente na capoeira, abrindo portas para diversas oportunidades.  Muitos destes capoeiristas hoje desenvolvem seus próprios trabalhos, tanto com a capoeira, quanto com outras vertentes da cultura brasileira, no Brasil e em outros países. 
Hoje o Projeto Crianças Cabeludas, do Grupo de Capoeira Porto da Barra, se desenvolve nas seguintes localidades:

  • Matriz – Salvador – Bahia (Mestre Cabeludo)
  • Baixa de Quintas – Salvador – Bahia (Contramestre Grande Branco)
  • Aurelino Leal – Bahia (Professor Preguiçoso)
  • Igatu – Andaraí – Bahia (Contramestra Trança)


Roda de Sopa e Pão – através da capoeiragem, com frequência o grupo arrecada pães, que são servidos com sopa para comunidades extremamente carentes.

Doação de Sangue - Campanha Porto da Barra
Doação de Sangue Dando o sangue pela capoeira e pela solidariedade! O Porto da Barra promove continuamente campanhas de doação de sangue entre seus integrantes e simpatizantes, no intuito de contribuir com bancos de sangue e a nobre missão de salvar vidas!

Doação de Agasalhos e Alimentos – Frequentemente o grupo realiza através da capoeira, em diversas partes do mundo, arrecadação de alimentos e agasalhos para doar entre as camadas menos favorecidas das sociedades.

Educação e Ações Ambientais – Desde sua criação, o Porto da Barra promove constantemente e de forma disseminada, educação ambiental e ações de proteção à natureza, como plantio de mudas de árvores, mutirões de retirada de lixo e campanhas de sensibilização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário